Deixe um comentário

LIDERAR: uma obrigação dos pais e mães

image

Podemos ser líderes bons ou maus, positivos ou negativos, construtivos ou destrutivos. A grande responsabilidade que assumimos ao nos tornarmos pais e mães é a de sermos um bom exemplo para nossos filhos.

Embora os filhos, ao crescerem, possam escolher seguir ou não nosso exemplo, nos primeiros anos de vida a nossa “luz” é a luz mais forte que brilha sobre eles. Certamente muita coisa do que ensinarmos para os filhos ficarão gravadas para sempre em seus subconscientes.

Como ser um bom líder?

Nada cai do céu, a não ser a chuva e pedaços de satélites, por isso é preciso esforço pessoal para se aprender a ser um bom líder, embora existam alguns líderes natos, isto é, já nascem líderes (bons ou maus).

Aqui estão alguns traços de caráter de um BOM líder

1. Constância

Ninguém consegue ser 100% do tempo constante, mas uma pessoa que muda de ideia e de comportamento toda hora, não cria confiança nos liderados.

Um líder deve ser constante nas coisas que fala e faz, para criar um ambiente onde possam florescer a tranquilidade e a segurança.

2. Lealdade

Se prometer alguma coisa, cumpra. Se falar alguma coisa, assuma. Não coloque ninguém “na fogueira”. Seja o primeiro a assumir os próprios erros, se os cometer, sem colocar a culpa nos outros. Peça desculpas, se errar.

3. Bondade

Os melhores líderes da atualidade são os que conseguem aliar a firmeza com a bondade. O tempo dos capatazes já passou. Os líderes que conseguem ser firmes, porém também bondosos, além de seguidos, são também amados.

4. Saber delegar

“Quem consegue trabalhar por dez é um grande trabalhador, mas quem consegue fazer dez trabalharem, é um grande líder.”, disse alguém.

Isso mostra que saber delegar, que é dividir a responsabilidade com um subordinado, e supervisionar para que a tarefa seja concluída com êxito, é uma grande qualidade de um bom líder.

5. Paciência

Os bons líderes são pacientes. Sabem que têm coisas que levam tempo para se concretizarem. Não são apavorados e nem ficam infernizando a vida dos outros com picuinhas ou coisas sem importância.

6. Coragem

Bons líderes não fogem das consequências e assumem a responsabilidade de suas obrigações e as consequências do que fazem seus liderados, não os jogando às feras.

7. Diligência

Bons líderes também são esforçados e diligentes, evitam a preguiça e são os primeiros a chegar e os últimos a sair. Nunca pedem que alguém faça aquilo que eles não estejam dispostos a fazer.

A lista podia continuar, mas acho que pelas características de liderança que eu citei acima, já é um bom começo.

No caso de pais e mães, existe uma característica mais do que necessária para serem bons líderes para os filhos: AMOR.

“A longo prazo”, disse um grande líder, Spencer Kimball “o que vale (e o que fará a diferença) é o amor”.

Diretos: https://familia.com.br/10924/familia/liderar-uma-obrigacao-dos-pais-e-maes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: