Deixe um comentário

12 Coisas básicas que precisamos ensinar a nossas filhas antes de se tornarem mulheres

filha-princesa

No mundo de hoje, é cada vez mais difícil ver as mulheres serem respeitadas. Seja através das novelas, filmes e programas de tv, vemos em demasia traições no casamento, infidelidade, violência doméstica, desrespeito, nudez e comportamentos que denigrem a imagem da mulher. O feminismo trouxe muitos benefícios para nós mulheres, mas ao mesmo tempo, confundiu alguns atributos e valores.

Em nossa cultura, o culto ao corpo é incentivado. Homens tendem a se aproximar de mulheres que possuem um decote mais avantajado, ou pelas curvas e partes do corpo expostas. O culto à sensualidade começa cedo. São as próprias mães que muitas vezes incentivam a garotinha a dançar de modo provocante, copiando artistas. Um dia poderão achar que só podem conquistar um homem se mostrarem parte do corpo, ou cederem aos desejos sexuais sem ao menos se respeitarem ou definirem padrões e metas de vida. Muitas quando crescem não entendem porque alguns homens as tratam como objeto. E muitas mães, ao criarem garotos, esquecem-se de como ensiná-los a tratar uma mulher.

A muher basicamente pode mudar o mundo. Podemos acabar com a pornografia se não nos sujeitamos a fazer parte dela. Podemos criar um mundo de homens honrados e respeitadores, se os ensinarmos desde cedo melhores modos. Podemos colocar a maternidade e família em primeiro lugar ao invés de ceder ao que a sociedade ensina sobre ações e pensamentos.

Precisamos ensinar valores e autorespeito às nossas filhas, e esses ensinamentos precisam e devem começar bem cedo. A consciência de que estamos num mundo onde valores estão invertidos, não significa que precisamos agir da mesma forma. Cada mulher precisa saber que é uma filha especial de Deus, e nossa vida tem valor, propósito e direção.

Margaret Nadauld disse: “O mundo já tem muitas mulheres agressivas, precisamos de mulheres ternas. Há muitas mulheres ríspidas, precisamos de mulheres refinadas. Existem muitas mulheres que têm fama e fortuna, precisamos de mulheres de fé. Já existe ambição bastante, precisamos de mais bondade. Existe orgulho suficiente, precisamos de mais virtude. Já temos popularidade demais, precisamos de mais pureza.”

Para melhorarmos o mundo e a nós mesmas, existem 12 coisas básicas que precisamos ensinar às nossas filhas antes de se tornarem mulheres:

1. Orar

Pode parecer clichê, mas comunicar-se com seu Pai e sentir Sua presença é algo que a ajudará a saber quem é, buscar conforto, direção e inspiração.

2. Amar a si mesma

Mesmo quando não se achar como o modelo que a sociedade impõe, é possível amar suas imperfeições, respeitar seus limites e buscar algo ou alguém que também o faça.

3. Aprender a se cuidar

Seja o cabelo, as unhas, o corpo, a aparência em geral, para o benefício da saúde e do bem-estar.

4. Nunca ir atrás de um rapaz

Isso pode soar machista a princípio, mas quando um homem está interessado, há progresso na relação a dois. Quando um homem não está e apenas aceita as investidas de uma mulher, o resultado é uma mulher sem muita autoestima no final. Ninguém realmente que vale à pena a fará ir atrás dele e insistir. Se ele não vier e corresponder ao sentimento, diga adeus.

5. Respeitar seu corpo

Não deixe pessoas lhe reduzirem em partes de seu corpo, bem como não as mostre, ou use tatuagens ou piercings. Um corpo limpo e saudável, sem pichações, trará mais respeito ao longo dos anos e menos arrependimentos mais tarde.

6. Se agir como uma dama, será tratada como tal

Classe é uma coisa que se vive, não desça do salto e não pague mico. Discrição é a melhor forma de aparecer a quem realmente vale a pena.

7. Aprenda com os erros dos outros

Eles viveram antes de você por uma razão. São lições grátis para evitar dores-de-cabeça desnecessárias.

8. Respeitar e cuidar dos outros

Trate as pessoas como quer ser tratada. Importe-se, seja amiga fiel e ouvinte. Se a outra pessoa não for, apenas se afaste, não cobre nem vingue-se.

9. Inteligência durará, beleza não

Você pode ser bonita e fabulosa, mas invista em educação e nunca desista de se informar. Inteligência praticada abre a mente para o autoconhecimento, não cria rugas nem perde a forma, só melhora com o uso.

10. Cuidar de si mesma

Tenha boa higiene. Tanto para adquirir hábitos saudáveis que atrairão outros iguais, ou para preservar sua saúde. Saúde é a coisa mais importante que você tem. Você precisa dela para realizar seus sonhos, ser mãe, e fazer tudo o que quer na vida. Não experimente drogas ou tenha maus hábitos que lhe proibirão de viver intensamente tudo o que tem direito.

11. Ser responsável

Aja com seriedade quando o assunto é dinheiro. Evite hábitos como gastar demais, comprar tudo o que vê, ambição desmedida e descontrolada. Cuide de seu crédito e aprenda a fazer um orçamento. Isso lhe ajudará a ser independente, a cuidar de si mesma e de sua própria família um dia.

12. Reputação e futuro

Não espere os homens fazerem por você o que você pode fazer por você mesma. Num relacionamento, ambos precisam estar seguros de quem são e de suas metas de vida. A fórmula é simples: ações trazem consequências. Boas escolhas trazem boas consequências. E o inverso é verdadeiro.

Resumindo, um homem irá respeitar uma mulher que respeita a si mesma. Não falamos aqui do respeito obrigatório que todos devem ter para com todos. Tanto homens quanto mulheres uns para com os outros, mas do respeito que é dado e exigido. Se você não se respeita, como pode exigir respeito de qualquer pessoa? Isso começa bem cedo, desde o linguajar, o modo de se vestir, de agir e de se relacionar.

E só para lembrar:

Mães: respeitem a si mesmas acima de tudo. Suas filhas as terão como exemplo de mulher e também agirão de maneira similar à forma com que se relacionam amorosamente e na vida em geral.

Pais: sua atitude para com sua esposa e suas filhas deve ser a melhor possível. Suas filhas o terão como primeiro amor, e muito provavelmente procurarão, mesmo inconscientemente, um homem com características similares. Se você for bom pai e bom marido, suas filhas não se contentarão com menos e aprenderão a reconhecer um homem que não as respeita.

Fonte: http://familia.com.br/12-coisas-basicas-que-precisamos-ensinar-a-nossas-filhas-antes-de-se-tornarem-mulheres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: