Deixe um comentário

O perigo de confiar em homens!

Torre-de-Babel-Lucas-van-Valckenborch-1024-postbit-1472

 

Olá galera! Hoje vou falar sobre “A torre de Babel”, lembra dela? Fica em Gênesis 11.1-9, pode ler! Se você não ler agora, não tem problema, mas recomendo que você leia esta passagem antes de continuar a ler este texto, afinal o objetivo aqui é entender a bíblia e aplicar os ensinamentos de Deus para as nossas vidas! Para tanto, vamos refletir sobre o texto tentando responder à seguinte pergunta:

“Você confia em alguém mais do que em Deus? Existe alguém em quem você deve confiar mais do que em Deus?”

A primeira coisa que me chama atenção nesta passagem é a ideia que os personagens tiveram! Se você prestar atenção, a primeira ideia foi a de construir com tijolos ao invés de pedras e piche ao invés de massa de pedreiro. Não sei como eram os tijolos naquela época, mas eu imaginei algo bem “peças de um quebra-cabeças”… Cobertos com piche, um impermeabilizante, temos uma construção rápida e imune à chuva!

Assim fica fácil construir uma torre que vá até o céu!

Outra coisa que chama atenção é o motivo pelo qual o povo resolve construir uma torre tão alta: ficarem famosos e não serem espalhados pelo mundo. Para mim isso foi um símbolo de comodismo! Comodismo sim, porque, reformulando a frase, eles vão construir uma “casa comunitária” onde eles ficariam isolados do resto do mundo e ainda ficarem famosos pela capacidade de executarem tal projeto. Acredito que aí é que entra a fama: se hoje em dia edifícios muito altos, com mais de cem andares, já são relativamente famosos (o World Trade Center foi escolhido pelos terroristas porque era a torre mais alta do mundo, acertaria em cheio o orgulho dos EUA), imagina naquela época!

Não acredito que o motivo para a construção de uma torre que vá até o céu seja chegar perto de Deus, porque se eles quisessem mesmo contato com o Pai, Ele já tinha falado anteriormente como fazer isso. E mesmo assim, o Senhor conhece o coração de cada um, acredito que se esse fosse o desejo, Ele teria se manifestado e feito o povo entender que eles não precisam subir ao céu, Ele se manifesta aqui embaixo para nós.

E Deus, vendo tudo isto, viu a besteira que os humanos estavam fazendo e que ainda pretendiam fazer, e resolveu “mostrar” a eles o que acontece quando confiamos mais em nós mesmos do que em Deus: somos frustrados! E aconteceu o que o povo mais temia: eles foram espalhados pelo mundo inteiro!

Mas o cuidado do Senhor é tão grande que ele confundiu as línguas para que a obra parasse! Ele poderia ter derrubado o prédio como punição, feito o povo ter medo de continuar e morrer gente, mas não. Apenas criando desentendimento entre os construtores a obra já foi paralisada e o objetivo de Deus já foi cumprido. Essa é a diferença entre confiar em homens e em Deus: os planos dos homens podem dar certo ou não, mas os planos de Deus sempre dão certo!

Que nós aprendamos a cada dia a confiar mais em Deus e menos em homens (inclusive confiar menos em nós mesmos)!

 

Deus te abençoe.

Fonte: http://www.evangelizai.com.br/o-perigo-de-confiar-em-homens/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: