Deixe um comentário

6 sugestões para ensinar crianças a saberem pedir desculpas sinceramente

image

Há tantas coisas para ensinar para as crianças de forma que se tornem adultos valorosos. Dentre essas tantas coisas é importante mostrar a elas que todos estão sujeitos a erros no dia a dia, mas que esses erros podem ser corrigidos com um dom maravilhoso dado a todos nós: o arrependimento.

Você pode ensiná-las sobre o arrependimento sincero de algumas formas:

1) Ensine o significado da palavra arrependimento e perdão. Muitas vezes as crianças ouvem as palavras, porém não sabem perfeitamente a que elas se referem. Sendo assim, é importante certificar-se de que elas saibam o significado para entenderem como aplicá-los em suas vidas.

2) Mostre a elas exemplos nas escrituras e passagens que ensinam sobre o dom de arrepender-se. As escrituras estão repletas de ensinamentos sobre arrependimento. Saliente também a importância do perdão, evidencie o bem que ele faz e que todos nós podemos e devemos perdoar.
3) Diga claramente, passo a passo, os caminhos que devem ser seguidos quando cometemos um erro e precisamos pedir desculpas sinceras. Vocês podem até mesmo simular uma historinha e encenar um pedido de desculpas em uma reunião familiar.

4) O primeiro passo é identificar o erro e arrepender-se dele. Depois disso deve-se reparar o erro, pedindo desculpas e consertando o mal que talvez possa ter realizado a outra pessoa. Você pode criar historinhas usando figuras em preto e branco e dando para as crianças pintarem, assim elas vão se familiarizando com os passos do arrependimento de forma lúdica e divertida.

5) Se perceber em seus filhos uma atitude errada, com muito carinho, mostre a eles o erro e acompanhe-os com os passos do arrependimento. Talvez seja interessante fazer esse acompanhamento enquanto forem pequenos para que possam, no futuro, tomar essa atitude naturalmente sem cultivar orgulho em seus corações.

6) Outro passo importante é aprender com o erro e não cometê-lo mais. Só assim é possível perceber que o arrependimento realmente existiu. Não deixe de ensiná-los sobre isso.

Tenha paciência e ensine seus filhos quantas vezes forem necessárias. Não tenha medo de alertá-los quando errarem e fazer com que reparem o erro cometido. É dessa forma que terão humildade para assumirem seus próprios erros e deixarem o orgulho fora de seus corações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: