Deixe um comentário

O Precursor da Grande Reforma.

image

O povo e toda Itália afluída, em numero sempre crescente, a Florença.

A formosa catedral Duomo não mais comportava as enormes multidões.

O pregador Jerônimo Savonarola, abrasado com o fogo do Espirito Santo e sentindo a iminência do julgamento de Deus, Trovejava contra o vicio , o crime e a corrupção desenfreada na própria igreja.Como resultado, o povo abandonou a leitura das publicações torpes e mudanças para ler os sermões do ardente pregador; deixou os cânticos das ruas para cantar hinos de Deus. Em Florença as crianças fizeram procissões, coletando as máscaras carnavalescas, os livros obscemos e todos os objetos supérfluos que serviam à vaidade. Com isso formaram em praça pública uma pirâmide de vinte metros de altura e atearam-lhe fogo. Enquanto o monte ardia, o povo cantava hinos e os sinos da cidade dobravam em sinal de vitória.

Se o ambiente politico fosse o mesmo que depois veio a ser na Alemanha, o intrépido e devoto Jerônimo Savonarola teria sido o instrumento sado para iniciar a Grande Reforma, em vez de Martinho Lutero. Apesar de tudo, Savonarola tornou-se um dos ousados e fiéis arautos que conduziam o povo a fonte pura e às verdades apostólicas registradas nas Sagradas Escrituras.
 
Savonarola profetizou que que Lorenzo, o papa e o rei de Nápoles morreriam entro de um ano, e assim aconteceu.

Depois da morte de Lorenzo, Carlos VIII, da França, invadiu a Itália, e a influencia de Savnarola aumentou ainda mais. O povo abandonou a literatura e mudança para ler os sermões do famoso pregador. Os ricos socorriam os pobres em vez de oprimi-los. Foi nesse tempo que o povo fez grande fogueira, na piazza de Florença, e queimou grande quantidade de artigos usados para alimentar vícios e vaidade.Não cabia mais, na grande Duano, o seu imenso auditório.
Conduto, o sucesso de Savonarola foi curta. O pregador foi ameaçao, excomungado e, por fim, no ano de 1498, por ordem do papa, foi queimado na praça pública. Com as palavras “O Senhor sofreu tanto por mim!”, terminou a vida terrestre um dos maiores e mais dedicados mártires de todos os tempos.

Apesar de continuar, até a morte, sustentando muitos erros da igreja romana, ensinava que todos os que são realmente crentes estão na verdadeira Igreja. Alimentava continuamente a alma com a palavra de Deus. Às margens das paginas da sua Bíblica estão cheia de notas escritas enquanto meditava nas Escrituras. Conhecia uma grande parte da Bíblia de  e podia abrir o livro instantaneamente achar qualquer texto,. Passava noites inteiras em oração e recebia revelações quando em êxtase ou por meio de visões. Seus livros sobre a humildade, a oração, o amor e outros temas continuam a exercer grande influencia sobre os homem. Destruíram o corpo desse precursor da Grande Reforma, mas não pediram apagar as verdades que Deus, por seu intermédio, gravou no coração do povo.
 
Fonte: Livro Heróis da Fé Orlando Boyer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: