Deixe um comentário

Jesus e a comunicação

telefone

 

 

É importante entender que toda atividade humana está sujeita pelo tripé: COMUNICAÇÃO, MOVIMENTO E PARTICIPAÇÃO. É impossível a espécie humana viver sem comunicação.

 

É IMPOSSÍVEL VIVER SEM COMUNICAÇÃO.
Comunicar-se é, pois, o ato de transmitir, emitir e receber mensagens por métodos e processos não convencionais. Existe a linguagem falada e a escrita: pode-se, ainda, transmitir mensagens através de gestos e olhares.
A habilidade de comunicação é utilizada como meio de o ser humano suprir suas necessidades mais fundamentais.

O Homem, Um Ser Social
Tornemos a afirmar que é impossível a vida sem comunicação. Se a pessoa não se comunicar vai ser ignorada pelos demais Passará a viver isolada e em solidão, sem que ninguém tome conhecimento de suas necessidades. Dessa forma, não poderá ser ajudada nos momentos difíceis.

Para Se Construir Relacionamentos

Não é possível construir relacionamentos profundos se não houver comunicação. Desse pensamento conclui-se uma definição para “saúde mental”. Uma pessoa saudável mentalmente, é aquela que constrói e consegue manter relacionamentos profundos com outros seres humanos.

COMUNICAÇÃO COM DEUS
Desde a mais remota antiguidade, lá no Éden, Deus, ciente da necessidade de Adão e Eva, vinha conversar com eles (Gênesis 3.8).
Deus criou o homem perfeito e completo, tendo em si o domínio da linguagem que precisa ser desenvolvida através de contatos sociais.
O Senhor sempre utilizou a comunicação para manifestar o Se

u poder e estabelecer a Sua vontade (Salmos 39.9).
Deixou também a Sua Palavra que foi revelada e escrita para dar ao homem conhecimento do plano de redenção, através de Jesus Cristo.

Jesus Comunica-Se Com o Homem
Quando Jesus esteve aqui na terra a fim de cumprir o plano de salvação da humanidade, Ele manteve contato constante com as pessoas através da comunicação. Jesus pregava, ensinava particularmente alguns e mantinha estreita amizade com os Seus discípulos (Mateus 4.23). Mesmo depois de ressuscitado, Jesus passou um período de dias comunicando-Se com Seus discípulos.

PARA TORNAR-SE UM BOM COMUNICADOR
Trata-se de processo de comunicação que deve haver entre pessoas.
Agentes Responsáveis Pela Boa Comunicação – O poder da comunicação entre duas pessoas se estabelece de acordo com a intervenção de três agentes:a)- Um tem voz b)- expressão co

rporalc)- palavras Por exemplo, não adianta o pai ou a mãe dizer ao filho “eu te amo” só com palavras. Ele não acreditará nas palavras “secas” do pai ou da mãe. Faltou a expressão corporal e o tom necessário para que a mensagem fosse aceita.Canais principais de recepção da mensagem – Quem quer ser um bom comunicador precisa saber que o ser humano possui tres principais canais de recepção de mensagens:1)- canais virtuais que decodificamos, imagens, fotos, etc.2)- canais auditivos que observam a tonalidade de voz e a carga de emoção ao se ouvir a mensagem3)- canais sinestésicos que capturam a sensibilidade do corpo, os sentidos, os movimentos.Agentes Responsáveis Pela Boa Comunicação – O bom comunicador deve desenvolver o hábito de ouvir bem, prestando atenção à mensagem. Do contrário a comunicação sairá deturpada. O apóstolo Tiago, com muita sabedoria, admoesta para o fato de a pessoa estar pronta para ouvir e tardia para falar (Tiago 1.19).

O PODER DA COMUNICAÇÃO
A comunicação é fundamental para transformar crenças, valores e comportamentos. Essas três coisas estão interligadas. Se a pessoa sofre transformação em uma delas, as outras também mud

arão.
A comunicação pode ser perniciosa – Existem pessoas que usam tanto a linguagem falada como a escrita para criar confusão, deturpar os fatos, levantar dúvidas, caluniar e contaminar a mente alheia com idéias nocivas. Poder de transformar crenças – Infelizmente, os meios de comunicação têm sido usados tanto para o bem quanto para o mal. É preciso o crente aprender a separar o “joio” do “trigo” como Jesus ensinou (Mateus 13.24-30).a)- ensino anti-Deus – Muitos estão ensinando que Deus não existe; que tudo o que existe é obra do acaso; que Deus é tudo e tudo é Deus, querendo dar a entender nas mensagens subliminares que, se tudo é Deus, o homem é um deus, o que faz destruir a crença em um Deus absoluto e Todo-Poderoso. Assim, ninguém precisa obedecê-lo, prestando-lhes contas dos seus atos, depositar fé ou esperança n’Ele. Graças a Deus que o cristão sabe em quem tem crido, que é o Deus Todo-Poderoso, que diz com toda autoridade: “Eu Sou” (Êxodo 3.14; Mateus 28.18).b)- a mutação da espécie – Outro tipo de mensagem que pretende invalidar a crença da criação do homem como obra

de Deus é que admite que ninguém sabe o que será no futuro. Todos estão evoluindo. Pode-se, então, chegar à crença de que ninguém é responsável pelos seus atos.Poder de transformar valores – Atualmente os valores da família, por exemplo, estão sendo danificados por pessoas que têm tomado o propósito de banalizar aquilo que Deus instituiu como prioridade para o bem estar do homem e para evitar o pecado e a promiscuidade social. Em defesa do prazer – Está de volta aquela filosofia de que importa sentir prazer e satisfação não levando em consideração os meios para alcançá-los. O que vale é o momento, mesmo que os resultados sejam os piores.
O amanhã não interessa. Vejamos, por exemplo o caso da maiori

a dos abortos. Por alguns momentos de prazer, destrói-se uma vida para encobrir o pecado ou para ficar livre da seu resultado.
A comunicação pode corromper o comportamento – Quando a comunicação corrompe as crenças e os valores, automaticamente o comportamento também é corrompido. Se um jovem é levado pela conversa de outrem acerca das drogas e passa a usá-las é porque suas crenças e seus valores mudaram e seu comportamento acompanhou tal mudança.Como o cristão utiliza a comunicação – Muitos estão se deixando levar por essas mensagens enganosas. Quem se comunica tem o poder de influenciar, sensibilizar, comover, convencer, mudar, esclarecer e provocar transformações vitais. Por que, então, não usar esses meios de grande abrangência para o engrandecimento do reino de Deus? Usando a comunica

ção erradamente – Quantas vezes esses crentes menos avisados estão usando a comunicação para o mal! Jesus disse em Mateus 15.18-19 que o que sai da boca do homem é o que lhe faz mal, porque vem do coração. O apóstolo Tiago também fala do poder da língua (Tiago 3.16).
A COMUNICAÇÃO COM DEUS RESTABELECIDA


Diz a Bíblia que a comunhão entre Deus e o homem foi totalmente interrompida em conseqüência do pecado (Isaías 59.2). Por Sua infinita misericórdia e Seu imenso amor, Deus enviou Jesus, que restabeleceu o canal de comunicação com Ele e o homem (I Timóteo 2.5). CONCLUSÃO

Como é que nós, cristãos, estamos usando a nossa capacidade de comunicação? É preciso ter cuidado com o que vemos e com o que ouvimos, para que não haja mudanças perniciosas em nossas crenças e valores.

Mensagem tirada do site

http://www.ieqlimeira.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: